Ser Feliz

Ser feliz incomoda as pessoas. Mas por que?

Já deve ter ouvido falar assim: nosso essa pessoa dever ter problema, está sempre feliz. Isso não é normal. 
Ou, menos, senão amanhã vai chorar.
Essas crenças, para algumas pessoas entram rasgando o coração,compram como verdade.

O que faz uma pessoa desacreditar da felicidade?

Já ouvi que a felicidade entorpece, emburrece, que tira o foco, enebria, entontece. 
Poucas vezes ouvi falar que a felicidade  eleva. O que leva uma pessoa a pensar isso?
Somos crias de um mundo onde o fácil não tem valor, onde a alegria deve ser contida, que a emoção deve ser escondida, que devemos nos comportar sem demonstrar o que estamos sentindo.
Isso é o mesmo que dizer para um teclado que não mostre onde estão as vogais e as consoantes. Imagina a confusão para digitar.  Sabendo que todas as letras lá estão, sem poder as encontrar. 
Assim é ao bloquear o que sentimos, acabamos nos tornando o que temos, dessa forma fica mais aceitável ser feliz. Afinal, sou feliz quando consigo algo. 

A felicidade está no ter? 

Desde pequeno ouvimos adultos dizerem assim: Quando eu tiver ..... serei feliz.  Quando conseguir tal coisa..... serei feliz. Quando estiver namorando fulano/a serei feliz. Quando eu casar serei feliz.
E isso se torna verdade, vai ficando pesado, porque muitas vezes o que projetamos como certo, para todos, nem sempre é o que realmente queremos. Assim, o ciclo vicioso começa numa sem parar.

A felicidade é um estado de SER.

Pode até discordar, acontece que a felicidade é um estado inato no Ser Humano. Veja uma criança, ela é feliz. Pode ficar triste por situações, mas a felicidade não sai dela. 
Acontece ao contrário, ela é feliz, pode ficar esporadicamente triste por uma situação, mas não deixa de ser feliz.

Aconteceu

Eu estava presente em um passeio, com muitas crianças, meu neto brincando com um amiguinho, que tomou, uma bronca de sua mãe.  Na hora, ficou todo amuado, e meu neto muito preocupado com o amigo perguntou: O que houve? Posso te ajudar? E ele disse que - nada e que não podia ajudar.
Mesmo assim, meu neto insistiu. E ele continuou quieto. Sem aguentar ver aquela situação, meu neto pergunta ao amigo; Você é feliz? E ele na hora respondeu, sim eu sou feliz, mas estou triste porque tomei uma bronca.
Uau, nesse momento vi a grande diferença em Estar e Ser.
Assim é com a felicidade. Você é  e não está,



Comentários

Postagens mais visitadas