O que aprendi em 90 dias.

                                           ( posto a lua porque ele é fascinado por ela)


Desde dezembro de 2015 fiquei com meu neto “full time” .  No começo apenas uma relação de adulto, no meu caso avó com seu neto  querido e amado.

O tempo foi passando e fui percebendo que o adulto que existe em mim começou a ver e ouvir diferente.

Era como se o tempo fosse outro, como se escutasse coisas que até então passavam desapercebidas.

Passamos muitas coisas nesses 90 dias, uma delas foi um aprendizado enorme, amendoim para criança até 5 anos de idade pode ser mortal.

Ele passou por duas cirurgias, por ter bronco aspirado amendoim, e por mais impressionante que possa parecer, pouquíssimas pessoas sabem que amendoim é responsável por quase 90% dos óbitos nesse caso .  Mas não vai ser aqui que irei tratar disso, aqui quero mesmo é mostrar como uma criança nos ensina a ouvir, a mudar o nosso “ TIME”. 

Por que maiúsculo?

Porque faz e fez toda a diferença em minha vida, tanto reflexiva do que fiz com meu filho, quanto prática.

Atropelamos tanto, com um imediatismo tamanho que na maioria das vezes não permitimos que o outro se expresse, não damos tempo, já tomamos a frente.

Nesses 90 dias, o ouvir foi ficando aguçado, como se um músculo que não uso fosse sendo treinado em uma academia.

Quando ele me chamava, no início, por força do hábito, escutava o que ele falava mas não ouvia, mas isso foi se transformando e comecei a ouvir e não apenas a escutar, e vocês não podem imaginar que mundo maravilhoso descobri.

Esses momentos mágicos em sua grande maioria vinham do momento de maior agitação dele.  Exatamente quando nós mais tolhemos a criança. No momento em que as broncas vem com tudo, no momento em que você fala – Para quero assistir a TV, estou no telefone, estou no celular, estou no computador, estou cansada..............

Ah....... vocês não sabem o que estão perdendo, nesse momento era quando ele chegava para mim e me dizia – Te amo vovó.  Dorme um pouquinho, e eu fingia que estava dormindo e ele vinha me fazer carinho no rosto e dizia – Ah, coitadinha da vovó. Rssss

Todas as vezes que dei à ele chance de se expressar, ao invés de querer um tempo só para mim, para fazer coisas extremamente “IMPORTANTES”,  hum..... só por Deus, importantes, vivi momentos impagáveis com ele.

Quando não queria dormir e eu o colocava na cama, deixava que ele brincasse, tentasse sair para a sala, e ai ele ria e vinha me dar beijinhos, deitava a cabecinha no meu colo e ficava contando as histórias dele, ou perguntando – Que isso? E assim, até pegar no sono.

Quando fazia manha eu abaixava e falava que amava a boquinha de manha, pois é realmente linda, mas não gostava de manha, e ele parava na hora.

Estava sempre pronto para me ajudar, ele tem 2 anos.

Foram nesses grandes e inesquecíveis 90 dias que fui aprendendo o que é dar tempo ao outro, permitir que o outro se expresse no tempo dele, não cortar antes que ele tenha a oportunidade de se expressar. 

E então pensei, nossa meu filho é um herói.  Quantas e quantas vezes ele deve ter tentado fazer tudo isso, mas eu estava cansada, tinha coisas mais importantes para fazer. Eita EGO, chega me dá náuseas só de pensar que meu filho teve que tirar forças não sei de onde para sobreviver a mim.  Será que só eu fui uma mãe assim?

Para gregos e troianos, não estou falando de falta de limite, muito pelo contrário, estou falando em amor.  Amor que dá ao outro o tempo de se expressar, estou falando da dádiva que é poder por um momento viver apenas o presente, mas tão intensamente que o tempo psicológico para.  Quase uma meditação a dois.  É uma dádiva poder aprender que a atenção é o bem mais precioso que uma pessoa pode oferecer à outra.

Isso permite que você viva momentos indescritíveis de entrelaçamento.  A ponto de uma criança de 2 anos brincar com sua avó de respirar fundo e ouvir o barulho do silêncio, um momento tão mágico que parava tudo, o silêncio se tornava tão intenso que até tinha som.  Um som que lava a alma.

Recomendo à todos esse aprendizado, e tenho certeza que de agora em diante levarei esse aprendizado para a minha vida pessoal em todos os setores.

Obrigada Lucas por isso, eu te amo.

Comentários

  1. Oi Denise, lindo texto!
    Eu adoro criança, e os da gente então, nem se fala!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo, Denise!
    Eu adoro crianças e os da gente, então, nem se fale!
    Bjss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas