Se você soubesse daria para o seu filho?

Mais uma vez venho falar sobre o perigo do amendoim e outros alimentos para crianças até 5 anos de idade.

Agora que tudo passou vou relatar o que aconteceu e ATENÇÃO À ESSA HISTÓRIA PRINCIPALMENTE PARA QUEM TEM CRIANÇAS OU CONTATO COM ELAS.

Dia 24 de dezembro 2015, ou seja 5 dias atrás, véspera de Natal, estava na casa de meu filho, e amigos chegaram.  Isso era lá pelas 19 horas, uns aperitivos, pão com carninha desfiada e.......... AMENDOIM, apenas um simples e INOFENSIVO tira gosto.

Meu neto de 1 ano e 11 meses em toda a vivacidade, característica da idade, viu sobre o console o potinho, colocou a mãozinha e puff, direto para a boca, em um instante ele estava sufocando.

Se não fosse a providência imediata de minha nora, e a destreza na direção e foco do meu filho ao dirigir para um pronto socorro que existe perto da casa deles, não sei o que poderia ter acontecido. Me reservo até o direito de não mencionar.

Pois bem, em menos de 5 minutos chegávamos ao pronto socorro, minha nora desce do carro desesperada com o meu neto no colo e o atendimento foi imediato, colocaram ele na inalação com adrenalina e foi direto para o hospital, pois estava com suspeita de que havia ido para os brônquios os pedaços de amendoim.

Foi feita a broncoscopia e constatado que realmente haviam pedaços que estavam alojados na traqueia.

Voltou para casa e começou a piorar, sua respiração difícil, tosse constante, voltou para o hospital. 

Hoje foi feita mais uma broncoscopia, e foram retirados muitos mini pedaços de amendoim do pulmão.

Graças ao livramento e proteção de Deus ele esta bem. 

Com esse alerta me vi na obrigação de divulgar e criar uma campanha,  para isso preciso de todos, mas quando falo todos, são todos mesmos, para compartilhar, e não curtir, compartilhar, mover as águas de tal forma que chame a atenção das autoridades e obriguem aos produtores de amendoim colocarem OBRIGATORIAMENTE no rótulo, na embalagem que criança até 5 anos é proibida de comer amendoim.

Posto aqui  o link da SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA falando do perigo desse alimento, que além de tudo solta um óleo, altamente alergênico.  

Aspiração de corpo estranho Departamentos Científicos 07/11/2014  

http://www.sbp.com.br/departamentos-cientificos/aspiracao-de-corpo-estranho/

Conforme relato do médico que assistiu meu neto no hospital, o amendoim entre 100 casos de engasgo, está na escala de 90% AMENDOIM, e o restante nos 10%  que são por ordem de perigo:

1- AMENDOIM
2- PIPOCA
3- MILHO OU ESPIGA DE MILHO
4 - METAL
E ASSIM POR DIANTE.

Enquanto os produtores de amendoim não puserem em seu rótulo um aviso de que criança até 5 anos não podem comer não irei sossegar. Bem como os de pipoca, milhos, castanha ou seja todos os alimentos que os dentinhos ainda não podem triturar, uma vez que os molares não nasceram.

Não quero que nenhuma criança passe pelo o que o meu neto passou.







Comentários

  1. metal? Gostei do texto, importante as informações. Só me perdi na parte da lista: 1- AMENDOIM
    2- PIPOCA
    3- MILHO OU ESPIGA DE MILHO
    4 - METAL (?)
    E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir
  2. Quando falo da lista acima Vanessa é a ordem de periculosidade. O metal é alfinete, brinco e muitos outros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas