O barulho do silêncio


                                                                             A oração indígena do Silêncio:
                                      Sente-se a beira do amanhecer, o sol nascerá para você.
                                      Sente-se a beira  da noite, as estrelas brilharão para você.
                                      Sente-se a beira do rio, o roxinol cantará pra você.
                                      Sente-se a beira do silêncio, Deus falará com você.
                                                                                                            Avagana Daçui-rá
Quando li essa oração foi como se tivesse sido banhada com uma paz imensa. Amo o barulho do silêncio, ele me restaura, me alimenta.
Sinto necessidade do silêncio, e não só do silêncio externo, mas do interno.  Quando me pego buscando o silêncio, percebo como minha respiração está descompassada, como minha mente esta desfocada.
A necessidade que tenho de silêncio é a mesma necessidade que tenho de alimento.  Faz parte do meu ser.
E ouvindo, vendo, o que tem acontecido no mundo, tenho a sensação que está todo mundo gritando.
Você já sentiu isso? 
Quando o dia é muito corrido, como se o mundo fosse acabar amanhã, e você para por um minuto, parece que gritou o dia todo, que gritaram o dia todo ao seu lado, mas se perguntar à quem passou o dia com você  se você gritou, ou se as pessoas ao seu lado gritaram muito, é capaz da resposta ser não.
Mas a cobrança, sua e das pessoas, das coisas, toma um vulto tão grande que a sensação é que passou o dia todo no seu limite.
Mas na realidade não foi só a sensação.  As vezes chegamos em casa e o esgotamento é tamanho que não conseguimos explicar o porquê.
Te digo, é falta do silêncio.  Nosso ser, precisa do silêncio, é quando ele introspecta, é quando ele pede para recarregar.  Fazendo uma analogia com a máquina, é o óleo para lubrificar as engrenagens, é a bateria para recarregar.
E nos esquivamos do silêncio como se fosse algo tão ruim.
Mas ah...... se experimentar vai sentir, que nada é mais abrangente que o barulho do silêncio.

Comentários

Postagens mais visitadas