Seis dicas para
repaginar e criar
por Denise Mucci, CEO da TV ARTEDESIGN
     ________

Lembro-me de uma vez quando por “acaso” mudei do meu lugar a mesa de jantar. Ops, como assim? Nem todo mundo vê o que eu vejo? Nossa aqui parece outro mundo. E é assim mesmo, imagine um cenário de uma sala de jantar, uma mesa de 6 lugares, e em um deles, você senta há mais de 10 anos. Aquela realidade faz parte do seu DNA e nem passa pela sua cabeça que exista outro cenário a não ser aquele que você enxerga há 10 anos. Quão criativo isso pode ser! Para mim abriu um horizonte gigantesco e comecei a sentar em cada uma das outras 4 cadeiras e observar o que via. Isso é se reinventar e a vida fica muito mais divertida.

01                Desafie, mude de lugar
Pergunte por que seu horizonte não se modifica, por que, tudo se repete. Novas ideias precisam de novas paisagens.

02                Tudo começa com uma pergunta
       não com uma resposta
        O segredo é fazer pergunta. A vida muda de figura quando 
              se acostuma a formular perguntas e não respostas. Faça a
              pergunta e solte-a, deixe que sua intuição traga a solução.
              Isso é criatividade. Só no “não fazer” é que vai acontecer.


03                Mudando de lugar as perguntas tomam
uma nova estrutura. 
Frente a um problema reformule a pergunta. Saia do lugar comum desfocando do que incomoda. Jogue a pergunta assim: “Como posso melhorar isso? “, “Se estiver do avesso? ”, “Isso pode modificar? “, “Qual foi a minha postura nessa situação? ”  Quanto mais geral for sua pergunta mais criativa será a sua resposta.

04                Confie em você mesmo
A insegurança é a mola mestra para estagnar o processo criativo, melhor ainda, para estagnar tudo. A única ideia que não deu certo, e nunca vai dar, é a que não foi colocada em prática. Errar deve ser visto como incentivo e não como fracasso. Deu errado? Recomece, analise, veja de forma inovadora. A criatividade é igual a um músculo, sem exercitar ela não desenvolve.

05                O que importa é o que você sente
Achar que o outro pode só porque está em um lugar melhor que você, que é muito mais criativo que você, não é verdade. Isso é auto sabotagem. A tal da zona de conforto desconfortável que muitos, por medo, preferem conviver a romper a casca do ovo. Criatividade vem de “fábrica”. Tirar a venda e mudar o olhar. Enxergar que não existe apenas uma paisagem.  A única coisa certa na vida é que tudo muda, por tanto crie, reinvente.

06                O olhar do observador é que muda tudo
A vida é feita de onda e frequência e o cotidiano é uma grande escola. Aguce seu olhar como observador e irá se surpreender quanta inspiração você será capaz de perceber.



04 de outubro de 2017

Comentários

Postagens mais visitadas